A Seborreia é um tipo de dermatite não contagiosa que causa a inflamação e descamação da pele, principalmente no couro cabeludo e áreas da face como orelhas, canto do nariz sobrancelhas e lábios. A doença é crônica e não tem cura, podendo ser recorrente ou não dependendo da saúde dos usuários.
Entre os principais sintomas estão a coceira – especialmente no couro cabeludo e manchas vermelhas. Ela pode ser facilmente confundida com casos de psoríase rosácea ou alergias. Existe várias técnicas para tratamentos incluindo cremes, shampoos e remédios naturais.
Sintomas da Seborreia
O sintoma mais aparente da dermatite seborreica é a caspa, ela acontece por conta do processo inflamatório gerado, causando uma descamação.
A descamação acontece principalmente onde tem a concentração de oleosidade – geralmente ao lado das orelhas e na parte frontal próximo a franja.
A diferença para a caspa comum é que ela acompanha muita oleosidade, ardência e vermelhidão e não somente a descamação da pele. Veja aqui mais detalhes sobre a caspa.
- Oleosidade no couro cabeludo
- Caspa
- Liberação de escamas amareladas e oleosas, parecendo uma farinha
- Coceira e ardência
- Vermelhidão
- Queda de Cabelo
- Cascas nos cantos do nariz, sobrancelhas e orelhas
Como diagnosticar
Não existe nenhum tipo de teste especial para diagnosticar a seborreia, no entanto, a análise dos sintomas e o próprio histórico do paciente.
Dependendo da dificuldade de diferenciação dos sintomas, é possível mandar um pouco das escamas para análise para confirmar se há sinais de inflamação ou não.
Causas da queda de cabelo
Sim, a seborreia causa queda de cabelo. Como a doença ataca o couro cabeludo danifica a raiz dos fios, fazendo com que caiam. Em casos mais sérios podem surgir falhas por conta das feridas que impedem que o fio saia dos folículos.
Além disso, a dermatite seboreica deixa o cabelo muito oleoso e pesado, o que pode contribuir para casos de queda de cabelo
Para você ter uma ideia, nosso couro cabeludo é composto de folículos pilosos. Logo baixo da pele desta região, encontramos as glândulas sebáceas – estruturas essenciais na produção do sebo, que controla a hidratação da pele, através do pH ideal e com o sistema imunológico cutâneo.
No entanto, quando há uma produção em excesso desse sebo poderemos estar frente a frente com outros problemas. Se for no rosto, por exemplo, lidaremos com a acne. No couro cabeludo e em outras áreas, como as sobrancelhas, por exemplo, lidamos com a dermatite seborreica – a descamação da pele, pequenos processos inflamatórios que são parecidos com a acne, coceira, avermelhamento da área e pequenos pontinhos brancos (as caspas), sem contar o aumento da oleosidade local.
A seborreia não é uma das razões principais para a queda de cabelo, mas pode potencializar os danos de quem já sofre com o problema devido aos danos que causam no couro cabeludo.
Principais causas
Os dermatologistas ainda não tem a confirmação do que causa a seborreia, a hipótese mais aceita é a união de diversos fatores de saúde somado a possibilidade de disfunção das glândulas sebáceas – mesmo problema que causa a psoríase.
A doença é mais recorrente em homens, o que também leva a acreditar que as taxas hormonais podem aumentar a produção do sebo. Nas mulheres, a ocorrência também pode estar relacionada a disfunções hormonais – principalmente quando o aparecimento acompanha as fases do ciclo menstrual.
A dermatite seborreica também pode ser causada pelo fungo Malassezia (Pityrosporum ovale), o bicho já faz parte da flora natural do couro cabeludo, no entanto, se houve ruma superpopulação haverá a presença dos sintomas de seborreica ou somente a caspa.
Apesar de não ser comprovado cientificamente muitos pacientes reparam a presença de mais recorrência do problema quando submetidos ao stress, ansiedade ou depressão. A explicação para essa relação é que nestas situações o sistema imunológico fica comprometido e, portanto, mais suscetível à infecções também no couro cabeludo.
<< VEJA: Estresse causa sim a queda de cabelo, veja como controlar>>
É contagioso?
Não, o fungo que faz parte das causas da seborreia faz parte da flora biológica da pele de todas as pessoas, a diferença está a quantidade e o quanto podem causar danos se em grande quantidade.
Fatores de risco
Como comentado, a seborreia não possui causas exatas, porém ela pode ser uma combinação de fatores. Alguns se destacam:
- O tipo de pele,
- O estresse e ansiedade,
- Presença de fungo (Pityrosporum ovale) que vive normalmente na pele,
- Algumas condições médicas,
- Alguns medicamentos,
- Tempo frio e seco,
- Quem tem doenças autoimunes,
- Na gravidez durante o primeiro semestre de gestação,
- Quem toma banhos muito quente.
Em termos de fatores de risco, é importante salientar que há maior propensão da seborreia aparecer em recém-nascidos e em adultos dentro das faixas etárias dos 30 a 60 anos.
Pessoas de pele oleosa e o sexo masculino tendem a sofrer mais com a dermatite seborreica. Outros fatores de risco envolvem algumas condições médicas:
- Acne
- Alcoolismo
- Transtornos alimentares
- Aids
- Depressão
- Ataque cardíaco
- Desregulação hormonal
- Gravidez
- Parkinson
- Epilepsia
- Rosácea
- Psoríase
Por acaso, a seborreia não é causada pela falta de higiene como é considerada por muitas pessoas.
Seborreias em bebês
A dermatite seborreica é muito comum em bebês. Os sintomas neste caso os sintomas mais aparentes também são no couro cabeludo, como se tivesse uma caspa. A descamação também pode aparecer no rosto ou dobrinhas.
A causa do problema em bebês é a crosta láctea, uma condição que não traz grandes danos (somente a aparência). A seborreica costuma desaparecer dentro do primeiro ano de vida, quando a crosta láctea é eliminada naturalmente pela mudança hormonal da mãe consumida por meio da amamentação.
Tratamentos
O que é bom para a queda de cabelo, afinal das contas? Olha, é importante, em primeiro lugar, saber qual é a razão de você estar perdendo mais fios que o usual. Se for o estresse, por exemplo, a solução mais indicada será na alimentação e remédios calmantes do que no uso de cremes.
Caso você não saiba, é extremamente normal que um adulto saudável perca cerca de 100 fios diariamente. Um exagero de fios encontrados no travesseiro, enquanto você toma banho ou mesmo na escova pode assustar, por isso nada melhor do que procurar um médico especialista, no caso um dermatologista que irá avaliar o estado de seu couro cabeludo.
Atenção! Você não deve tentar remover as escamas com as mãos ou unhas, isso irá fazer com que se forme uma casca no local, podendo lhe deixar com falhas capilares permanentes na região!
O que fazer para evitar a queda
Para evitar a queda de cabelo e deixar os fios mais saudáveis, você pode tomar alguns cuidados e praticar algumas ações muito simples! Veja só quais são altamente recomendadas pelos médicos dermatologistas:
- Adote uma dieta apropriada, sem restrição de nutrientes,
- Largue o cigarro,
- Evite as bebidas alcoólicas,
- Nada de dormir com o cabelo molhado,
- Não usar chapinha com os cabelos molhados,
- Não usar chapeus ou bonés nem prendedores de cabelo,
- Se os fios estão molhados, deixe os cabelos soltos,
- Opte por uma escova certa, com pinos com bolinhas de massagem na ponta, pois protegem o couro cabeludo e dão mais leveza na hora de desembaraçar os fios,
- Limpeza é sempre fundamental, deixar o cabelo sujo por muito tempo pode agravar a queda de cabelo,
- Procure não se estressar: pode parecer impossível, mas busque diminuir a dose diária, ok?
- Pratique exercícios físicos, pois eles liberam endorfina (irá diminuir o estresse e, por consequência, a queda de cabelo!).
Lembre-se que se um organismo apresenta uma boa saúde, o cabelo também fará o mesmo.
Remédios mais recomendados
Os remédios para dermatite seborreica são indicados para os adultos que sofrem do problema. Muitos deles se tratam de shampoos especiais e cremes manipulados.
- Cetoconazol
- Sulfeto de selênio
- Piritonato de zinco
- Alcatrão de hulha
- Ácido salicílico
- Cefanazil
- Clindamin-C
- Diane 35 – quando causado por homônios
- Novocort
- Vetnovate
- Fungirox
- Cetobeta
- Shampoos anticaspa
Em muitos casos é preciso testar mais de um tipo de tratamento até acertar a melhor indicação médica. Para acelerar os resultados recomenda-se manter bons hábitos alimentares, não comer alimentos gordurosos, não usar chapinhas e nem mesmo tomar banhos quentes demais.
Veja aqui como funciona o tratamento mais famoso para a seborreica com o cetoconazol.
Quando as escamas não são na cabeça – como no caso de crianças, é recomendado cremes e pomadas. Entre elas:
- Loções corticosteroides
- Produtos a base de enxofre
- Loções antialérgicas
Recomenda-se lavar sempre bem o local para evitar que a descamação inflame, também é recomendado proteger contra o suor e excesso de frio ou calor.
Tratamento natural
Muitas pessoas preferem as substâncias naturais para o tratamento da seborreia, afinal, estas técnicas geralmente são isentas de efeitos colaterais e podem ser muito benéfica a saúde dos fios.
No entanto, vale lembrar que várias das técnicas não tem comprovação científica e não te darão garantia de resultados. A recomendação para quem vai tentar é manter o tratamento por pelo menos uma semana.
Vinagre de Maça
Este é o remédio natural mais conhecido para quem sofre de dermatite seborreica, sua ação antimicrobiana realmente traz benefícios no controle de fungos capilares, sem contar que ajuda no controle da oleosidade.
Para fazer basta misturar o vinagre de maça com um pouco de água e bicarbonato de sódio num vidro spray. Espirre na cabeça e lave com a ponta dos dedos, depois enxague e repita a operação. Faça a lavagem em água morna quase fria.
Acredita-se também que a substituição completa de produtos como shampoos, sabonetes e condicionadores seja benéfico par ao tratamento em alguns casos. Isso acontece por conta da ação dos químicos petrolados que compõem a maior parte dos produtos e prejudicam a respiração adequada dos poros capilares.
Alho com óleo de coco
O alho também é um potente antifúngico. O problema é que este tratamento pode deixar os fios extremamente ressecados, uma vez que o material forma uma espécie de uma cola. O cheio também não é dos mais agradáveis.
A mistura com óleo de coco ajuda a manter o comprimento dos fios hidratado, mas nada de colocar óleo no couro cabeludo – isso ajudará a deixá-lo ainda mais oleoso e com possibilidade de caspa.
A recomendação é para esmagar um dente de alho e misturar com uma sopa de óleo de coco, aplicando bem na área afetada e depois ensaboar com um shampoo anti-caspa.
Mel
O mel é um antifúngico natural que promete ajudar na prevenção de inflamações. Como as áreas afetadas pelas cascas podem ficar um pouco ressecadas e causar a queda dos fios você pode prevenir consequências mais sérias ao aplicar o mel puro nas áreas afetadas e deixar agir por 30 minutos.
Depois enxaque com vinagre de maça e bastante água. Deixe o cabelo secar sem prendê-lo e nem usar o secador.
(1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading…